Blog
A Implantodontia é uma das especialidades mais populares em consultórios odontológicos. Isso porque, além dos resultados naturais, os avanços tecnológicos contribuem significativamente para tornar os implantes acessíveis. Além disso, tornar o procedimento menos invasivo.
Esses fatores ajudam a motivar os pacientes que anteriormente se sentiam inseguros com a técnica. Por exemplo, como medo de sentir dor durante o tratamento ou receio de não gostar do resultado final.
O que é a Implantodontia?
Trata-se de uma especialidade da odontologia, ela é dedicada a restaurar a função mastigatória e estética perdida. Normalmente, por conta da ausência de um ou mais dentes. Esse procedimento é realizado por implantação cirúrgica de pinos, ou seja, implantes. Eles são feitos de titânio, um material biocompatível, portanto, não são rejeitados pelo organismo. Posteriormente, instala-se uma peça protética, usada para substituir os dentes perdidos.
A osseointegração ocorre ao redor do implante de titânio, caracterizada pela formação de tecido ósseo que incorpora esse material ao corpo. Os implantes oferecem assim um suporte estável para os dentes artificiais e oferecem segurança na alimentação e na fala, pois as próteses montadas sobre os implantes não escorregam ou mudam de posição na boca e oferecem uma situação mais natural do que as pontes ou dentaduras convencionais.
Quem pode realizar implantes dentários
O implantodontista é o profissional responsável pela instalação dos implantes dentários, restauração ou substituição dos dentes danificados e pela saúde bucal do paciente em geral.
Isso requer um curso de especialidade em implantologia. . Além de realizar exames clínicos e planejamento detalhado, o implantodontista será responsável por realizar as operações de inserção de implantes dentários e enxertos ósseos.
Devido à grande procura de serviços nesta área, a profissão do implantodontista tem sido cada vez mais valorizada como uma das mais promissoras da odontologia. É possível trabalhar em clínicas privadas, hospitais, consultórios médicos, universidades e também no setor público.